Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Use protetor solar!

   O sol causa envelhecimento precoce, isso mesmo, ele é responsável por 80% do envelhecimento da pele, faz as manchas tratadas retornarem e permite que as rugas fiquem mais aparentes e também é responsável por uma das doenças mais temidas, o câncer de pele.
   Por isso é essencial o uso do filtro solar. Aprenda  o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

* Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
* Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
* Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
* Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
* Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Como evitar o câncer de pele:

* Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva. 
* Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
* Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
* A grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
* Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.

   O protetor solar não deve ser usado só em praias ou piscinas, mas sim todos os dias, mesmo com o tempo nublado, devendo ser aplicado pelo menos 3 vezes ao dia!
 
USEM SEMPRE O FILTRO SOLAR!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente!!!! E sabe que muitas pessoas deixam de usar pois acham que o protetor não bronzeia? É MITO! O protetor apenas protege a pele dos danos, mas bronzeia da mesma forma!!!!!
    Bjinho
    Karen

    ResponderExcluir